HOME OFFICE – Existem pessoas precisando de uma ajuda para lidar com esse novo fluxo

Melhore a mente com algumas atividades que irão te ajudar a lidar com todo esse desafio

O home office é aquele estilo de trabalho que te oferece liberdade geográfica, liberdade de construir o seu horário e a estratégia de desenvolver o seu trabalho, modelo que muitas pessoas já estavam executando e funcionando bem, virou um verdadeiro pesadelo na pandemia. Muitos profissionais de repente despencaram nesse estilo de trabalho em casa sem sequer ter uma estrutura para desenvolver essa ação. Digo estrutura física mesmo, um computador que comporte uma internet de alta velocidade, mas melhor despencar no home office do que o desemprego que a pandemia proporcionou.

De qualquer forma, milhares de famílias precisaram se adaptar a ter um espaço para trabalhar dentro de casa, ter um espaço para reuniões sem gritos de crianças ou ainda sem outras pessoas da família fazendo barulho ao lado do seu “trabalho”. Também tem as inúmeras gentilezas que a família quer proporcionar como oferecer um chá, um café, e acaba interrompendo uma linha importante de raciocínio de quem está trabalhando ou ainda interrompendo um momento importante de uma reunião.

Fora as inúmeras interrupções das crianças com dificuldades nas aulas online, querendo atenção, estando entediadas e aborrecidas com a nova rotina. Literalmente sobrevivemos a 2020, e como todo bom brasileiro, demos o nosso jeito de fazer o que devia ser feito. O saldo agora é que com a virada do ano, ainda não tivemos muita mudança da rotina ou da realidade que nos encontramos, e aquilo que era provisório vai ficando cada vez mais definitivo.

E com isso existem inúmeras pessoas precisando de uma ajuda para lidar com esse novo fluxo das coisas, fluxo no qual você desliga o computador e seu filho já está ao lado te esperando para comer, ou ainda você desliga o computador e seu parceiro (a) quer a sua atenção para compartilhar as dificuldades do dia que teve de trabalho. Com isso é como se você saísse da sua sala na empresa, abrisse a porta e estivesse direto na sua cozinha. Não deu tempo de desligar uma informação e começar a outra.

Existem vários profissionais se sentindo apenas uma máquina de fazer dinheiro, trabalhando mais que antes e se sentindo profundamente incomodados. Trabalhando muito mais horas do que antes, e sem conseguir encontrar um ambiente para relaxar, afinal o trabalho veio parar dentro de casa. Vamos melhorar a mente com algumas atividades que irão te ajudar a lidar com todo esse desafio:

– a cada final de reunião ou de período de trabalho, respire fundo por 3 minutos antes de levantar para outra atividade, para ter o “tempo” da transição da informação.

– alongue os braços, pescoço e pernas sempre que sentir um cansaço no corpo.

– escolha um mantra, uma música clássica, um som que te faz bem e coloque como momento de recuperar a sua força de não fazer nada.

– faça uma lista dos desafios que você já superou nesse período – isso irá te fortalecer.

– para quem tiver as pernas inquietas e grande aflição vale a ideia de colocar um skate embaixo dos pés e ficar rolando ele de um lado para o outro para gerar um movimento nas pernas.

Pequenas ações que vão melhorar a sua qualidade de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *